quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Será mesmo que o Download matou a música?

Depois de tudo que vêm acontecendo (P.I.P.A., A.C.T.A., S.O.P.A.), diversas opiniões pipocando pra tudo quanto é lado, eu vou dar a minha opinião sobre isso.

É notório a reclamação do lado de quem "cria" a arte contra os "piratas online" onde "roubam" suas "criações" e publicam na internet. Ora, reclamam tanto, que há anos não vejo nada de original, sendo qualquer coisa: Filmes, jogos e principalmente MÚSICA vem repetindo a mesma *e maldita* fórmula.
O que está acontecendo agora, é que com a expansão da internet, a palavra DEMOCRACIA foi posta em prática (Não E.U.A. vocês não são democráticos em lugar algum) verdadeiramente. Os "piratas" estão colocando na internet tudo o que "criam", e as pessoas tem uma chance de experimentar por completo o produto (Afinal, tu acha que colocando 30 segundos de uma música via streaming, vai me convencer a comprar um cd?, tu acha que colocando a demo de um jogo ou de um produto onde se perde 95% das funções vão me querer fazer comprar o jogo ou o software só pelo gráfico?). E é justamente isso que está acontecendo. As pessoas estão EXPERIMENTANDO por COMPLETO algum produto e elas julgam se vão comprar ou não e com isso as empresas estão tomando prejuízo, porque não tem mais o "efeito surpresa" porque antigamente as pessoas compravam sem saber se era bom ou não, então as grandes empresas lucravam muito em cima disso e com a internet tiraram isso deles. Agora as pessoas só compram se realmente gostaram do produto e isso causou "revolta" nos grandes empresários. Só que agora não tem mais volta. Os grandes empresários deveriam se adequar às novas "regras" de mercado e não tentar voltar à época das cavernas.

Agora comentando sobre a música.
Sabe por que dizem que o download matou a música? Porque como eu disse mais acima, não há mais "o efeito surpresa", as pessoas baixam e ouvem o disco e avalia ou não se vale a compra e isso acabou com aquelas vendas exorbitantes de discos. E o músico agora não pode se dar o luxo de fazer "barbaridades" de fazer o que quiser no disco de sua banda, ou as vendas serão extremamente baixas.
Como moro no Brasil, vou comentar a situação daqui (nada mais justo não é? LOL).
o que acontece é o seguinte: Muitas bandas lançam cds com qualidade questionável e ainda querem exigir que compremos os discos. As coisas não funcionam assim, tem gente que argumenta "ah, deixa de tomar pinga num mês e compra cd", eu não bebo. E aí? qual é o teu argumento agora? Tem gente que não tem condições, tem família pra sustentar ou tem que ajudar em casa e não se pode dar luxo de comprar um cd. A pessoa não tem má fé, mas ela apenas quer ouvir seu artista favorito e acaba recorrendo ao download. Até parece que não sabem onde vivem...
Outra coisa, os cds vendidos aqui no Brasil não tem atrativo algum, os japoneses tem bonus e o caralho a quatro e por que nós não temos? "Ah por que os cds no Japão são caros." Muito barato que aqui é né? Só vejo cds custando 25 reais ou menos quando a banda é pequena ou porque não conseguem vender de jeito algum e aí "apelam" pra se livrar daquilo logo! Mas num geral, cds custam entre 30-50 reais, ou seja convertendo pra R$, os preços dos cds lá no Japão fica bem parecido com os daqui, mas como somos trouxas e costumamos pagar sem contestar, fica por isso mesmo (os que ainda compram...).
Mas voltando ao assunto Downloads, as vendagens cairam absurdamente porque as pessoas sabem como são as músicas, se as músicas valem cada centavo "investido" ou se é pura perda de tempo e dinheiro.
A internet tem salvado o bolso das pessoas e arruinado os bolsos dos grandes empresários que não ligam pra qualidade e sim apenas produção de alta escala com qualidade questionável...

Agora com a tecnologia aí, essa atividade tem se tornado uma grande dor de cabeça aos poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário